.

.
.

sábado, 27 de janeiro de 2018

CARTA ABERTA AOS AMIGOS DAS ESTRADAS.



Relembrando as postagens de anos anteriores me deparei com essa que escrevi 3 anos atrás.
Arrepiei de verdade, porque todos nós sabemos o que aconteceu de lá pra cá.
Continuo afirmando e reforçando a mensagem.
Amigos, muito cuidado.

----------------------------------------------------------------------------

CARTA ABERTA aos meus amigos atletas, em especial os triatletas e ciclistas.

" Na última semana a violência bateu mais uma vez na porta de um esportista.
Hoje, infelizmente, vitimado por ela, ele não resistiu e sublimou sua existência breve por aqui por esses lados, pouco mais de vinte e quatro anos, muito pouco para uma vida de saúde e esporte.

Tenho alertado os amigos há muito tempo sobre os perigos que vocês tem enfrentado cada vez que resolvem partir para as estradas da região.
É claro que eu sei que nós não podemos nos acovardar, não podemos guardar nossos sonhos na gaveta esperando que tudo se acalme.
Não podemos tirar os sonhos das pessoas.

Mas fazermos o que ?
Lutarmos de que forma ?
Até quando ?
Será que vale a pena ?

Muitos amigos que estão aí pelas estradas são pais.
Alguns pais de filhos tão pequenos que não tem sequer a percepção do que significa uma bicicleta ou o esporte na vida dos seus pais.

Qual a resposta que eles obterão da vida e de seus parentes se algo de trágico acontecer na vida de algum de vocês ?
Está valendo a pena o sacrifício de deixar família para trás duas ou três vezes semanais para enfrentar a violência e a criminalidade urbana que se apoderaram de todos os cantos desse país ?

Vale a pena bater no peito e contar com a sorte de que você é uma pessoa abençoada e protegida por Deus e que nada de ruim acontecerá com você ?

Por enquanto, temos compartilhado vez ou outra, e cada vez mais frequentemente uma mensagem com os dizeres " Desapareceu hoje mais uma bicicleta do atleta TAL ".
E , mais cedo ou mais tarde, contra a nossa vontade, seremos obrigados a publicar uma mensagem com os dizeres:
" Desapareceu hoje o atleta TAL vítima da violência .... " e por aí vai ...
Ou alguém tem alguma dúvida disso ?

Nós, brasileiros, temos o hábito de nos mobilizarmos sempre que algo acontece conosco ou com alguém muito próximo.
Não é habitual do brasileiro se comover ou se manifestar se uma criança for arrastada por um carro, ou morta envenenada por seus pais, ou se um atleta morrer num estado distante, ou se um policial matar alguém distante, porque o brasileiro é assim, infelizmente.
Ele só se manifesta quando as coisas acontecem bem próximo.
E a violência está cada vez mais próxima de nós, meus amigos.

O que fazer eu não sei, mas eu tenho absoluta certeza do que não fazer.
Eu preciso criar mecanismos para que a minha vida fique à margem dessa violência toda e que, de alguma forma eu possa estar protegido.
Eu oro pelos meus amigos esportistas, os que vão para as estradas semanalmente.
Há muitos anos atrás nós perdemos aqui na região um amigo triatleta, no auge dos seus quinze anos, quando pedalava na Pedro Taques.
Há muitos anos atrás nós perdemos aqui na região alguns amigos vitimados por um acidente de trânsito.
Quem presenciou isso na época sabe o quanto foi traumático para todos, principalmente para seus familiares, e o quanto demorou para ser superado.

Eu, infelizmente, sou obrigado a admitir que eu perdi para o medo e para a insegurança.
Optei pelo "indoor" e essa foto que ilustra o post é da minha bicicleta e a data que escrevi foi a última vez que fiz uma revisão nela, embora ela ainda esteja aqui em casa, guardada.
Vez ou outra ainda subo nela para pedalar no rolo.
Mas desisti das estradas.

Tomem cuidado, meus amigos ... !!
A vida de vocês e a comunhão com a família é mais importante do que qualquer aventura esportiva.
É apenas isso que peço ...
TOMEM CUIDADO !!

Do amigo Silvão !!

PAZ !!

Nenhum comentário: