.

.
.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A HEGEMONIA ATUAL DA ALEMANHA NO IRONMAN DO HAWAII


A hegemonia atual alemã no Ironman do Hawaii vem sendo construída ao longo dos últimos 25 anos.
O primeiro alemão a subir no pódio havaiano foi o ex-nadador olímpico Wolfgang Dittrich, em 93, na 15a edição da prova.
Dittrich, o primeiro dos grandes ciclistas alemães do Ironman foi terceiro colocado nessa edição, tendo sido ultrapassado por Mark Allen e Pauli Kiuru ( Finlândia) ainda na primeira metade da maratona, após ter liderado a prova toda até então. Dittrich era um corredor mediano, mas uma grande inspiração para todos os triatletas naquela época.

Em 95 e 96 Thomas Hellriegel foi vice-campeão, perdendo nas duas vezes para excelentes corredores.
Em 95, Mark Allen tirou uma diferença de 14 minutos e ultrapassou Hellriegel na QueenK, no mesmo ponto onde no ano seguinte o alemão foi ultrapassado pelo belga Luc Van Lierde, estreante na prova e que estabeleceria naquele ano o recorde da prova que só seria batido 15 anos depois por Craig Alexander.
Em 97 Hellriegel investiu fortemente nos treinamentos de corrida, dosou as energias na etapa de ciclismo e enfim venceu a prova daquele ano.
Nesse mesmo ano o domínio alemão foi total, com Jurgen Zack em segundo e Lothar Leder em terceiro completando o pódio alemão.
Os alemães voltariam a vencer novamente nos anos de 2004 (Normann Stadler), 2005 (Faris Al Sultan) e 2006 (Normann Stadler).
Há quem afirme que se Stadler não tivesse os problemas mecânicos que o tiraram da prova em 2005 certamente o tricampeonato estaria garantido.
Após um longo jejum de vitória de seis anos de predomínio completamente australiano (Chris McCormack 2007 e 2010, Craig Alexander 2008,2009 e 2011 e Pete Jacobs 2012), os alemães voltaram a vencer nos últimos quatro anos.
Sebastian Kienle venceu em 2014, Jan Frodeno em 2015 e 2016 e Patrick Lange na última edição do último sábado, onde estabeleceu o novo recorde da prova com 8h01"40.
Desde a primeira edição em 1978, os Estados Unidos lideram o ranking com 20 vitórias (Dave Scott 6x, Mark Allen 6x, Scott Tinley 2x, Tim DeBoom 2x e Scott Molina, Gordon Hailer, Tom Warren e John Howard.
A Alemanha vem a seguir com 8 títulos, seguida da Austrália com 7 títulos.
Béiglca (Luc Van Lierde 2x e Frederick Van Lierde) e Canada (Peter Reid) vem a seguir com 3 títulos.
Portanto, em 41 edições da prova (em 82 a prova teve duas edições, saindo de Waikiki onde era realizada inicialmente passando para Kailua Kona), a hegemonia do triathlon Ironman pertence apenas a cinco países.

Nenhum comentário: